O GRAP conseguiu um triunfo justo diante do GD Peniche por 2-0 que lhe permite ascender à liderança da prova, num jogo em que os guarda-redes das duas equipas estiveram em destaque.

Cedo os homens dos Pousos deram o primeiro sinal de perigo, numa rápida jogada de contra-ataque, conduzida por Rica (excelente exibição), que desmarcou Vieirinha sobre a esquerda, com um defesa contrário a cortar de forma defeituosa, quase traindo o seu guarda-redes.

O perigo só voltou a rondar as balizas, quando João Rodrigues, o melhor marcador da época transacta, ganhou a frente à defensiva pousense, mas permitiu boa defesa a Mocheco. Foi então que surgiu o primeiro golo da partida, novamente com Rica a criar desequilíbrios sobre a direita e a encontrar Teles na área que, na cara de Gonçalo Rato, encostou para o golo.

Numa primeira parte equilibrada, embora com ligeiro ascendente do GRAP, valeu o golo de Teles para marcar a diferença.

No reatamento, o recém-entrado Camará esteve no centro das atenções pelas oportunidades desperdiças. Com a sua velocidade a fazer mossa na defensiva contrária, o extremo, por duas vezes nos primeiros 10 minutos, poderia ter aumentado a vantagem para o GRAP, mas, no primeiro lance, mesmo agarrado, rematou para defesa segura de Gonçalo Rato. Depois, após mais um passe de Rica, Camará ficou isolado, mas o avançado falhou atirando ligeiramente por cima, quando poderia ter feito bem melhor.

Entretanto, o GD Peniche ‘despertou’ e Ricardo Cardoso, bem posicionado, proporcionou a defesa da tarde a Mocheco. Numa toada de parada e resposta, foi Cristiano, com um grande trabalho individual em que tirou dois adversários do caminho, Gonçalo Rato opôs-se com valentia (67’). Na outra área, foi novamente Mocheco a mostrar serviço, ao voltar a brilhar a negar o golo a João Rodrigues.

E foi já perto do final que os anfitriões ‘mataram’ o jogo, numa bela arrancada de Vieirinha, que, por sua vez, endossou a bola a Miguel Pereira que, depois de tirar um adversário do caminho, ampliou para o 2-0 final, com um remate rasteiro.

Arbitragem regular de Cláudio Monteiro, tendo errado ao perdoar o segundo amarelo a Rúben Oliveira, por falta grosseira, ainda na primeira parte.|

GRAP 2
Mocheco, Micka Soares, Luís Lagoa, Lomba (c), Celso Brito, Vieirinha, Miguel Pereira, Cristiano, Rica, Ricardo Silva (Bruno Cepeda, 65’) e Teles (Camará, int.).
Não jogaram: Leal, Migas e João Tiago.
Treinador: Carlos Ribeiro.

GD Peniche 0
Gonçalo Rato, David Santos, Ricardo Cardoso, Marco Ramos, Rúben Oliveira (Rui Pinto, int.), Luís Pinto, Amar Boissy, Tiago Ferreira, Motinha (Telmo Patrício, 79’), Paulo Henrique (João Gaspar, 61’) e João Henriques.
Não jogaram: André Mata, Rafael Ferreira, Paulo Bernardino e Mário Henriques.
Treinador: Vítor Fidalgo.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: Cláudio Monteiro.
Auxiliares: Cláudio Alfaiate e Tiago Rodrigues.
Espectadores: 130. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Teles (27’), 2-0 Miguel Pereira (83’).
Disciplina: Amarelo a Micka Soares (31’), Luís Pinto (33’), Rúben Oliveira (38’), Paulo Henriques (54’), Marco Ramos (85’).

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria