A UD Leiria venceu a EAS Marinha Grande por 2-0 e deixou para a última jornada a discussão pelo título distrital, permanecendo em igualdade pontual com o GRAP. Num jogo equilibrado, mas raramente bem jogado, a sorte sorriu aos leirienses que foram mais eficazes que o seu adversário.

A EAS Marinha Grande optou por um futebol mais apoiado, em contraponto com uma UD Leiria a tentar surpreender através do futebol directo. Duas estratégias bem diferentes, mas apesar das tentativas, os guarda-redes raramente foram postos à prova.

Só a meio da primeira parte é que o perigo rondou uma das balizas com João Alvim a rematar e a proporcionar uma grande defesa a Gonçalo Fabião que ainda conseguiu desviar a bola para a barra da sua baliza. Na recarga, Matos rematou muito por cima. Do lado da UD Leiria, o melhor que fez foi uma transição rápida em que Guilherme Norte, em boa posição, rematou muito torto.

Na segunda parte entraram melhor os leões da Marinha Grande. Primeiro foi Luís que, com um remate à entrada da área, colocou Fabião à prova e, pouco depois, numa excelente jogada individual de Xico, foi novamente o guarda-redes leiriense quem impediu o golo.

Como quem não marca sofre, numa das poucas oportunidades criadas pelos leirienses, a equipa da casa chegou ao golo na sequência de um livre de Nuno Diniz batido para a área onde apareceu Tomás a cabecear à barra e, na recarga, Pedro Cruz surgiu fulgurante a atirar para o fundo das redes.

Os leões tentaram responder, mas a UD Leiria voltou a mostrar toda a sua eficácia: Nuno Diniz descobriu Biscaia na área, com o avançado a rematar para grande defesa de João Maria, mas, na recarga, Ruben Martins só teve que encostar para o fundo das redes.

Arbitragem sem problemas de David Domingos. |

UD Leiria ‘B’ 2
Gonçalo Fabião, Zé Rodrigues, Tomás (c), Bruno Miroto, Rafael, Pedro Cruz, Gonçalo (Manuel, 69′), Nuno Diniz (Miguel Rodrigues, 69′), Ruben Martins (Pedro Santos, 69′), Norte (Pedrosa, 63′), Biscaia. Não jogaram: Costa, JP.
Treinador: Rui Silva.

EAS Marinha Grande ‘B’ 0
Tiago Frias (João Maria, 63′), Muchacho, Francisco Santos, António (Bernas, 63′), Xico, Gabriel, João Alvim, Moreira, Luís (Leandro, 63′), Matos (Alexandre, 57′), Ferrari. Não jogaram: João Rocha, Pataco, Diogo.
Treinador: Rui Dias.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: David Domingos. Assistentes: Telmo Capitaz e Pedro Narciso.
Espectadores: 90. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Pedro Cruz (57′), 2-0 Ruben Martins (67′).
Disciplina: Amarelo a Biscaia (70+3′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria