Foi preciso esperar pelo último lance do jogo para se encontrar o vencedor do jogo entre o FC Porto e a UD Leiria (2-1), num encontro em que os leirienses tudo fizeram para pontuar.
Defendendo atrás da linha da bola, os jovens do Lis surgiram em campo com estratégia bem montada, encurtando os espaços ao seu adversário que só ao minuto 10 deu o primeiro sinal de perigo com Júnior Maleck a isolar-se, mas Ovsyainnikov, com uma saída destemida, evitou males maiores.
Dois minutos volvidos e foi João Mário a rematar fora da área, com o esférico a passar perto do travessão.
Depois disto seguiu-se uma toada morna, onde as oportunidades de golo a escassearam, havendo apenas uma para cada lado. Primeiro foi Renato a trabalhar bem na esquerda com Arilson Camati a rematar ligeiramente ao lado (33′). Do lado contrário, foi Diogo Bessa que, com um remate cruzado, obrigou o guardião russo a boa defesa.
O nulo ao intervalo espelhava na perfeição uma primeira parte morna.
No reatamento, os donos da casa entraram mais rápidos sobre a bola, fazendo uma circulação mais efectiva. Assim, João Mário, ao minuto 59, testou os reflexos de Ovsyainnikov.
Mas foi sol de pouca dura, com os visitantes a fecharem bem os buracos para a sua baliza, com grande entreajuda entre os seus elementos.
E foi só de bola parada que o FC Porto chegou ao golo, na sequência de um pontapé de canto com Fidélis a surgir à entrada da área e a rematar para o fundo da baliza.
Os leirienses não baixaram os braços e igualaram a contenda num lançamento de linha lateral, com Renato a cruzar de primeira com Mamadu Lamba a não ser lesto a afastar o esférico e o recém-entrado Juan Lucumi, ao segundo poste, a aproveitar a indecisão do extremo para empatar.
Ao minuto 91, Ovsyainnkov protagonizou a defesa da tarde a cabeceamento de Júnior Maleck. Mas o guardião unionista foi impotente quando já ao cair do pano, no último lance do desafio, viu Vasco Paciência a rematar para o fundo da baliza, ao aproveitar um ressalto dentro da área.
Resultado ingrato para a UD Leiria pela exibição personalizada realizada, mas que premeia os azuis e brancos por acreditarem até ao fim.
Chama do dragão queimou no último lance do jogo.|

FC Porto 2
Ricardo Silva, Tiago Matos, Cláudio Silva, João Lameira (Vítor Ferreira, 71′), Diogo Bessa, Paulo Estrela (c), Mamadu Lamba, João Mário, Afonso Sousa (Vasco Paciência, 71′), Mateus Santos (Fidélis, 56′) e Júnior Maleck. Não jogaram: João Gonçalo, Isah Musa, Fábio Borges e Usalipa Indo.
Treinador: João Brandão.

UD Leiria 1
Ovsyannikov, Henrique Santos (Rodrigo Dias, 86′), Daniel Gregório, André Amores, Diogo Vieira (c), Francisco Pacheco, Heli, Arilson Camati (Tomás Dionísio, 78′), Pedro Luís, Mantorras (Juan Lucumi, 78′) e Renato. Não jogaram: Leo Ferreira, Celso Vieira, Tiago Claro e João Duarte.
Treinador: Tiago Vicente.

Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival, Gaia
Árbitro: André Neto (Viana do Castelo). Assistentes: Márcio Teixeira e Israel Lopes.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Fidélis (72′), 1-1 Juan Lucumi (84′), 2-1 Vasco Paciência (90+3′).
Disciplina: Nada a registar.

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: UDL