Há jogos assim. A poucos minutos do final da partida, o GD Peniche parecia condenado ao regresso aos campeonatos distritais na próxima época, mas dois golos num curto espaço de tempo levaram a turma penichense do inferno ao céu, garantindo a manutenção na prova nacional ao arrancar um empate (2-2) no terreno do SCL Marrazes.
No arranque da partida, o GD Peniche sabia que o empate lhe bastaria para garantir a manutenção, independentemente do resultado obtido pelo Portalegrense na Marinha Grande. Isso explica o facto da primeira parte ter sido monótona, sem ideias e sem oportunidades de golo.
Depois de uma primeira fase de maior domínio do Marrazes, o Peniche conseguiu equilibrar, mas ambas as equipas nunca conseguiram visar a baliza contrária.
A segunda parte seguia o mesmo rumo, ou seja, com o Marrazes a apresentar-se mais dominador perante um Peniche muito retraído, mas o pior para os visitantes surgiu quando o Marrazes se adiantou no marcador na sequência de um livre indirecto, em que Tomás Amado encheu o pé e foi feliz ao introduzir a bola no fundo das redes depois de um ligeiro desvio na barreira.
Pouco depois, uma perda de bola incrível da defesa penichense, foi aproveitada por Alvarez que recebeu a bola de um colega e atirou para a baliza deserta (2-0).
Em desvantagem, o GD Peniche ficava dependente do resultado do Portalegrense, mas as notícias que vinham da Marinha Grande também não eram positivas já que os alentejanos venciam por 2-0.
Só um milagre ‘salvaria’ o GD Peniche e foi isso mesmo o que aconteceu. A cinco minutos do fim, numa bola bombeada para a área, Mauro aproveitou a confusão na área para cabecear para o 2-1, aproveitando a má saída da baliza de Francisco.
Animavam-se as hostes visitantes e, no período de compensação, o Peniche apertou o cerco, bombeando várias bolas para a área e, num desses lances, Mauro acabou por ser empurrado na área com a árbitra a apontar para o castigo máximo. Na cobrança, Diogo revelou sangue frio e restabeleceu a igualdade, dando ao Peniche a tão desejada manutenção.
No final, jogadores e equipa técnica dos penichenses fizeram a festa no relvado em sintonia com os adeptos, em dia de aniversário do treinador João Aguiar que teve a melhor prenda que podia ter pedido.|

SCL Marrazes 2
Francisco, João, Ivan, Simão, Edu (Michelin, int.), Caseiro (Alex, int.), Amado, Bento (Fran, 67′), Alvarez, Mika (Dinis, 61′), Bruno (Tiago, int.).
Não jogaram: Sousa, Mendes.
Treinador: Nuno Pereira.

GD Peniche 2
Rafael, Sérgio, Mauro, Bernas, Inácio (Chagas, 61′), Martim, Ramiro, João, Diogo Sebastião (Dani, 55′), Miguel Vagos.
Não jogaram: Martins, Fábio, Martim Santos, Telmo.
Treinador: João Aguiar.

Campo Aldeia do Desporto, em Marrazes
Árbitro: Sofia Gama (AF Lisboa). Assistentes: Jorge Gouveia e Tiago Lopes.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Tomás Amado (54′), 2-0 Alvarez (63′), 2-1 Mauro (65′), Diogo (70+2′, p.).
Disciplina: Amarelo a Bernas (36′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria