Num jogo em que ambas as equipas tinham a vitória em mente para atingir diferentes objectivos, a UD Serra venceu o GD Alvaiázere por 5-2 e está a um pequeno passo de garantir o título distrital e a subida de divisão. Numa partida disputada em velocidade e com elevado potencial ofensivo, as equipas criaram muitos espaços e bonitas jogadas de envolvimento, recheados por um festival de golos que valorizou o espectáculo.
A UD Serra entrou ao ataque, criou espaços no último terço do terreno e, assim, chegou cedo ao golo: na sequência de um de canto batido por Rafael Matias, a bola escapou entre as mãos do azarado Wagner e caiu para dentro da sua baliza (1-0).
A precisar de pontuar, o Alvaiázere assumiu que a melhor defesa seria o ataque e jogou olhos nos olhos. Assim, os forasteiros desdobraram-se em perigosos contra-ataques, com os quais levava perigo ao último reduto adversário.
Ainda assim, a eficácia serrana ditou leis, já que na sequência de uma jogada de envolvimento pela zona central, Dany Marques desmarcou-se, recebeu a bola no coração da área e ampliou o resultado com um remate rasteiro e colocado (2-0).
Pouco depois foi Miguel Pereira quem serviu Pedro Gordo que, dentro da área e livre de marcação, dilatou a vantagem (3-0).
Com o jogo a desenrolar-se num só sentido, a equipa da casa voltou a marcar. Patrick Santos evitou que a bola saísse pela linha de fundo e com um toque habilidoso serviu Dany Marques que, com o guarda-redes fora da baliza, bisou (4-0).
Nesta fase, o Alvaiázere denotava maiores dificuldades, mas manteve a sua atitude ofensiva materializada através de rápidos contra-ataques. Assim, Mário Vicente deixou o primeiro aviso e, de seguida, Salvador Sulce galgou terreno e, à saída de David Santos, rematou em arco e reduziu o marcador (4-1).
No regresso das cabines o futebol baixou de intensidade, muito por culpa da equipa da casa, e as oportunidades foram divididas. O Alvaiázere voltou a reduzir através de Salvador Sulce, na marcação de um penálti, mas antes do final a UD Serra voltou a marcar, através do recém-entrado Pedro Emanuel que, de cabeça, fechou o resultado.
O trio de arbitragem efectuou um bom trabalho.|

UD Serra 5
David Santos, Pedro Gordo, Celso Vieira (Pedro Marcelino, 45’), Célio Pereira e Patrick Santos (Dércio, 86’), Sandro (Daniel Silva 86’), Aliu Camará (Marcos Santos 73’), Matias e Miguel Neves (c) (Pedro Emanuel 73’), Dany Marques e Miguel Pereira..
Não jogaram: Maké e Filipe Moreira.
Treinador: Carlos Jorge.

GD Alvaiázere 2
Wagner, Paulo Coimbra, Diogo Rodrigues, Carlos Paulo (c) e Saido Baldé, Rodrigo Matias (Valdir Cá 32’), Mário Vicente, Sérgio Silva (Alex Santos 60’) e Ismael Santos, (Rui Silva 70’), Daniel Santos e Salvador Sulce. Não jogaram: Kevin e Fábio Antunes.
Treinador: António Sá.

Campo da Portela, Santa Catarina da Serra
Árbitro: Rafael Marques. Assistentes: Bernardo Jorge e André Neves.
Espectadores: 350. Ao intervalo: 4-1.
Golos: 1-0 Rafael Matias (13’), 2-0 Dany Marques (20’), 3-0 Pedro Gordo (26’), 4-0 Dany Marques (37’), 4-1 Salvador Sulce (40’), 4-2 Salvador Sulce (60’), 5-2 Pedro Emanuel (84’).
Disciplina: Amarelo a Ismael Santos (3’), Camará (57’).

Texto: Paulo Rodrigues – Diário de Leiria
Foto: Bruno Heleno