CD NACIONAL 2: Lucas França, João Aurélio, Ulisses Wilson, Paulo Vítor, André Martins Sousa, Danilovic, Luís Esteves (Sérgio Marakis,89), Carlos Daniel (André Sousa, 77), Gustavo Silva (Rúben Macedo, 67), Chucho Ramírez e Witi (Dudu, 89).
Não jogaram: Vinícius Machado, Jordi Pola, José Gomes, Jota, Raimar.
Treinador: Tiago Margarido.
UD LEIRIA 0: Pawel Kieszek, Marco Baixinho, Bura (Joseph Amoah, 89’), Vasco Oliveira, Zié Ouattara, Leandro Silva (Valdir Júnior, 67’), Cuca (Arsénio, 67’), Pedro Empis, Lucho Vega, Bryan Róchez e Leandro Antunes (Jair, ao int.).
Não jogaram:Fábio Ferreira, Lystsov, Kaká, João Resende.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
Estádio da Madeira, na Choupana
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).
Espetadores: 1562.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Chucho Ramírez (20’), 2-0 André Sousa (82’).
Disciplina: Amarelo para Bura (16), Bryan Róchez (56), Marco Baixinho (63) e Vasco Oliveira (73).
A UD Leiria não conseguiu dar sequência ao bom momento de forma ao perder no terreno do Nacional da Madeira por 2-
0, num resultado justo fruto de uma primeira parte dominadora do conjunto da Choupana. O Nacional soube gerir os diferentes momentos de jogo e, como tal, não deu muito espaço para a UD Leiria pautar o seu jogo, obrigando muitas vezes ao erro dos leirienses na primeira fase de construção.
A UD Leiria entrou adormecida na partida, com o Nacional a aproveitar para semear o pânico junto da baliza leiriense,
muitas vezes em transições rápidas. Num desses lances, Carlos Daniel, jogador madeirense formado na UD Leiria, rematou
para defesa apertada de Pawel Kieszek. Pouco depois, o Nacional chegou mesmo à vantagem num lance que começou com um canto a favor da UD Leiria. A bola foi parar às mãos do guardião Lucas França que iniciou uma transição ofensiva que culminou numa assistência primorosa de Gustavo Silva para Chucho Ramírez, que surgiu à boca da baliza, para encostar fácil para o 1-0.
Numa primeira parte em que os madeirenses parecerem sempre melhores perante uma UD Leiria ‘desaparecida’ em campo e apresentando visíveis dificuldades na criação, o primeiro lance de perigo surgiu ao minuto 36 num cabeceamento de Leandro Antunes que obrigou Lucas França a mostrar os seus reflexos.
Grandes melhorias, mas sem eficácia
Na segunda parte, a UD Leiria surgiu transfigurada, pelo que o jogo tornou-se mais aberto, com os leirienses a somaram várias incursões perigosas junto da área contrária. Do outro lado, apenas um remate rasteiro de Witi a tirar tinta ao poste chegou a assustar. Ao minuto 70, a UD Leiria ficou perto do golo num cabeceamento de Lucho Veja que proporcionou uma grande defesa a Lucas França. Com o tempo a passar, a UD Leiria assumiu cada vez mais o risco, mas foi o Nacional quem chegou ao golo em mais um lance em que os leirienses perderam a bola infantilmente na primeira fase de construção permitindo a Witi rematar à barra e, na sequência da jogada, foi o recém-entrado André Sousa quem rematou certeiro para o 2-0.
Até ao apito final, foi o Nacional quem ficou mais perto do golo em mais uma transição rápida que culminou com um remate de Rúben Macedo barrado em última instância por Vasco Oliveira.
José Roque – Diário de Leiria
Foto – Liga Portugal