A primeira fase do Campeonato Nacional de Futebol de Praia chegou ontem ao fim. Dos 34 emblemas em prova, 16 garantiram a presença na próxima etapa, destacando-se a presença dos dois finalistas do ano passado: o campeão Belenenses e o “vice-campeão” Associação do Sotão da Nazaré. No derradeiro dia ainda havia algumas posições por definir e houve mesmo duas equipas que conseguiram subir um lugar na tabela classificativa e garantir a qualificação. O Arcuda de Albergaria-dos-Doze apesar de ter sido goleado por 7-2 pela equipa comandada por Paulo Henriques, naquele que foi mais um “derby” entre equipas leirienses, conseguiu a qualificação para a segunda fase depois de vencer as outras duas partidas perante a Naval 1º Maio e Tourizense. Já o Sotão, mostrou o seu favoristimo e fez o pleno na Série D ao vencer os três jogos, seguindo também para a próxima época.
SC Braga, V. Guimarães, Nacional, Estoril, Porto Mendo, Venda do Pinheiro, Sesimbra, V. Setúbal, Darquense, Âncora Praia, Leixões, Rio Ave, Arcuda, Sótão, Belenenses e Amora, são as 16 equipas que irão disputar a segunda fase deste Campeonato.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda não divulgou a data do sorteio da 3.ª fase, que irá reagrupar as 16 formações apuradas. Haverá uma divisão em duas zonas, Norte e Sul, com dois grupos de quatro equipas cada. As formações serão colocadas de acordo com a sua localização geográfica, não podendo integrar o grupo de equipas que defrontaram na fase inicial da prova. Os conjuntos defrontam-se depois num sistema de todos contra todos a uma volta. No final, o primeiro classificado de cada série qualifica-se para a final-four.
 Recorde-se que esta é a segunda edição desta competição, organizada pela FPF. No ano passado o Belenenses conquistou o troféu ao bateu o Sótão por 3-2, na final que se realizou na Foz do Lizandro, Ericeira.

Texto – Gonçalo Ferreira
Foto – António Balau