Bastante desfalcado, numa uma época fértil em lesões, em que teve de recorrer aos juniores, o GRAP recebeu e venceu o Alvaiázere, numa primeira parte de fraco nível, com os golos apenas a surgirem no segundo tempo.

Como lhe competia, a equipa da casa tomou as rédeas do jogo, dominando territorialmente, com maior posse de bola, mas sem conseguir criar grandes desequilíbrios diante um adversário que se apresentou com uma estratégia de contenção, com as suas linhas muito recuadas, defendendo todos atrás da linha da bola, não dando por isso grande margem de manobra ao seu opositor.

A excepção aconteceu aos 15′ numa excelente jogada de envolvimento, com triangulações de vários jogadores, com Pedro Santos, na conclusão, a falhar incrivelmente já na zona da pequena área.

Esporadicamente, o Alvaiázere tentava explorar o contra-ataque, mas sempre sem sucesso, terminando assim uma primeira parte sem qualidade.

O segundo tempo não poderia ter começado melhor para os homens de Ricardo Ferraz, com Pedro Santos a redimir-se do falhanço da primeira parte e, com um remate muito bem colocado, abriu o activo.

Minutos depois, e na sequência de um pontapé de canto, Capão saltou mais alto que todos e, de cabeça, a aumentou a contagem.

Seguiu-se depois uma toada mais atípica, com várias faltas e cartões à mistura, ficando para o final do encontro mais alguma emoção, quando Armando rasteirou Kef dentro da área, com o juiz da partida a assinalar grande penalidade e o respectivo cartão vermelho, visto que o jogador seguia isolado para a baliza. Na conversão do castigo máximo, o goleador da equipa Ricardo Moubarq bateu Sérgio com classe.

Com mais um elemento em campo, os visitantes acreditaram que poderiam levar um ponto dos Pousos e já no tempo de compensação, após uma jogada rápida pela direita, Kef, com a baliza escancarada, atirou escandalosamente ao lado, para desespero dos seus companheiros e equipa técnica que já gritavam golo.

Destaque ainda para a expulsão do central Portugal, por alegadas ofensas dirigidas ao auxiliar de Bruno Santos.

Resultado justo, da melhor equipa em campo, perante uma arbitragem segura embora não isenta de erros.

GRAP      2
Sérgio, Armando, Lomba, Portugal, Joel, Rachida (cap), Pedro Santos, Luisinho (Vieirinha, 88′), Celso (Márcio, 85′), Pinuko (Vasco, 77′) e Capão.
Não jogaram: Chibito, Oliveira, Nuno Assis e Gonçalo.
Treinador: Ricardo Ferraz.

GD Alvaiázere      1
João Folhas, Nuno Lopes, Pedro Simões (cap), Renato Quintas, André Ramos, Frederico Duarte (Edil, 51′), João Bigodes (Tomás, 85′), Diogo Pimenta (Ramalhal, 72′), Gonçalo, Kef e Ricardo Moubarq.
Não jogaram: Bruno Valente, João Rosa e Carlos.
Treinador: Toni Vilão.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: Bruno Santos. Auxiliares: Rafael Marques e João Lopes.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Pedro Santos (46′), 2-0 Capão (50′), 2-1 Ricardo Moubarq (84′, g.p.).
Disciplina: Portugal (29′), Rachida (47′), Frederico Duarte (50′), Lomba (61′), Pedro Simões (68′), Renato Quintas (73′), Ramalhal (78′), Sérgio (90+2′). Vermelho directo a Armando (83′) e a Portugal (90+3′).

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria