O Caldas derrotou o Alcanenense nos últimos minutos de jogo com três golos de Diego Zaporo, avançado que na época passada representou a UD Leiria na I fase do CNS.
Cedo as duas equipas mostraram ao que vinham. O Caldas a tomar conta da iniciativa desde os primeiros minutos e o Alcanenense a ter a primeira oportunidade num contra-ataque rápido protagonizado por Ragner, que falhou o alvo.
O Caldas respondeu de bola parada e, no mesmo lance, podia ter marcado em três ocasiões. Livre de André Santos para defesa por instinto de Wilson e na recarga Diego Zaporo cabeceou mas a bola encontrou um defensor bem posicionado em cima da linha de golo. Na sequência do canto, Rony e Sabino, sozinhos na pequena área, atrapalharam-se e a oportunidade gorou-se.
Este acabou por ser o melhor lance de todo o primeiro tempo, embora o Caldas tenha somado vários cruzamentos e remates que mereciam melhor sorte. Do lado do Alcanenense, duas iniciativas de Ragner e Carlos Oliveira também mereciam melhor finalização.
Foi com o jogo mais dividido que, aos 34 minutos, Juvenal se lesionou com gravidade, com o pé direito a ceder depois de um corte em esforço.
A segunda parte trouxe um Caldas afectado pela lesão do seu jogador, mas sem nunca perder a estabilidade defensiva. De resto, apesar de algum ascendente do Alcanenense, nunca a baliza de Luís Paulo foi visada.
Os alvinegros foram crescendo com o passar do tempo e tudo se decidiu nos últimos 15 minutos, com o avançado brasileiro Diego Zaporo a brilhar com intensidade. Marcou de cabeça, assistido por André Simões, ganhou uma grande penalidade a Wilson e converteu-a, e fechou as contas ao desviar um ressalto vindo do poste.

Caldas SC     3
Luís Paulo; Juvenal (André Simões, 43’), Militão (c), Rony e Clemente; André Santos, Paulo Inácio e Tiago Esgaio; Sabino (Nuno Januário, 86’), Diego Zaporo e João Rodrigues (Telmo, 66’).
Não jogaram: João Guerra, André Cruz, Rui Almeida, Marcelo Santos.
Treinador: Ricardo Moura.

AC Alcanenense     0
Wilson; Luís Carlos (Kanata, 79’), Pedro Silva, Paz Miguel (C) e Peu; Faia, Jota e Bob; Carlos Oliveira (Harry Frost, 85’), Major (Bruno Santos, 52’) e Ragner.
Não jogaram: Francisco Silva, Igor, Soma.
Treinador: José Torcato.

Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro: Rui Soares (Santarém). Auxiliares: Pedro Gorjão e Filipe Lascas.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Diego Zaporo (71’), 2-0 Diego Zaporo (82’, g.p.), 3-0 Diego Zaporo (86’).
Disciplina: Amarelo a Paulo Inácio (33’), Peu (58’), Paz Miguel (58’), Carlos Oliveira (72’), Ragner (75’), Wilson (81’) e Diego Zaporo (88’).

Texto: Joel Ribeiro – Diário de Leiria
Foto: Caldas SC