Em Porto de Mós, encontraram-se duas equipas de ambições bem diferentes: os da casa na difícil luta pela manutenção, os forasteiros com o primeiro lugar no horizonte. Contudo, o Beneditense não confirmou o favoritismo e foi surpreendido pelo Portomosense, com Afon­so a ser determinante ao marcar os dois golos da reviravolta.

A primeira parte foi aborrecida e sem grandes motivos de interesse, com um futebol muito físico e de bola na frente, com raras descidas às áreas contrárias.

O segundo tempo foi completamente diferente com a equipa de Hugo Almeida a pegar na batuta do jogo com o regressado Elton a ser o maestro do meio-campo. Assim, por duas vezes o Portomosense esteve perto de inaugurar o marcador, primeiro por Benny e depois por Afonso.

Mas, como o futebol por vezes é ingrato, três minutos volvidos, e sem nada que o fizesse prever, o Beneditense chegou ao golo após a marcação de um livre, em que Niko foi feliz na recarga.

O Portomosense reagiu de imediato com um cabeceamento de Elton, mas começava aí a tarde de inspiração de Diogo Soares que, com meia dúzia de grandes intervenções, foi adiando o inevitável.

Contudo, aos 81′, Afonso foi carregado na área e na conversão da penalidade o mesmo jogador fez o empate. Os forasteiros sentiram o golo e a ADP continuou a carregar, mas o ‘muro’ Diogo Soares, com mais quatro grandes intervenções, foi guardando o empate.

A justiça no marcador só chegou no último lance do desafio, numa grande jogada entre Tomé e Fabinho, em que a bola chegou a Afonso que, no coração da área, fez o golo da vitória.
Trabalho sem reparos da equipa de arbitragem.|

AD Portomosense 2
Estrelinha, Carlos, Manike (Fabinho, 66′), Tiago, Seidi, Cristiano (Vinhas, 82′), Tomé, Benny (Wilson, 86′), Nico, Elton, Afonso (c). Não jogaram: Diogo, Veiga, Ventura, Taras.
Treinador: Hugo Almeida.

Beneditense 1
Diogo Soares, Patrício, Élio Alexandre, David Mendes, André, Rafael Ramalho, Batuto, Miguel Guerra, Diogo Lopes (Serrazina, 57′), Niko (Grilo, 84′), Pimenta (Diogo Pereira, 75′). Não jogaram: Mauro, Afonso Santos, Miguel Peralta, João Matias.
Treinador: Leandro Santos.

Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: André Mendes. Assistentes: Diogo Firmino e Leandro Pereira.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Niko (65′), 1-1 Afonso (81′, g.p.), 2-1 Afonso (90+5′).
Disciplina: Amarelo a Rafael (5′), Carlos Cruz (40′), Cristiano (51′), Manike (59′), Miguel Guerra (68′).

Texto: P. Vazão – Diário de Leiria
Foto: Rodolfo Deyllot