Os juvenis do SCL Marrazes presentearam os adeptos locais com mais uma exibição de gala, desta feita perante o líder até então invicto: o EAS Marinha Grande.

Num início de partida prometedor com ambas as equipas a criarem perigo, coube à EAS a primeira iniciativa perigosa, com Rodrigo Nogueira que, ganhando uma sucessão de ressaltos, obrigou Miguel Dias a corte providencial. Respondeu o Marrazes pelo flanco direito, onde Simão Bastos e Duarte João combinam e este a cruzar para o segundo poste. Por muito pouco não chegou Confraria para fazer o golo.

O golo surgiu pelos visitados, que se adiantaram no marcador numa boa jogada sobre o flanco esquerdo, com Confraria (o melhor em campo) a cruzar para Samir, que, de cabeça, abriu o activo aos 9′. A EAS não perdeu tempo em procurar o empate e, minutos depois, um livre directo batido por Gonçalo Matos levou a bola a beijar a barra da baliza de Diogo Martins. O guarda-redes iria estar em evidência logo de seguida na sequência de novo livre para os visitantes, ao defender por instinto com os pés uma bola traiçoeira bombeada para a sua grande área.

Ao minuto 20, bela jogada colectiva dos donos da casa, com o esférico a chegar aos pés de Simão Bastos, que, por sua vez, tentou o chapéu a Samuel mas saiu torto.

O tento da igualdade chegou pouco depois, na sequência de um pontapé de canto, com Carreira a cabecear e Rodrigo Nogueira a encostar para o fundo da baliza.

Mas a resposta não tardou e 5′ volvidos, também de bola parada, os pupilos de Bruno Ramos colocaram-se de novo em vantagem, num livre lateral, com Bernardo Silva a ganhar na área e, com um remate cruzado, a fazer o 2-1.

Do lado contrário foi Gonçalo que num livre directo deu sensação de golo.

O Marrazes estava melhor no encontro, com processos simples e sempre mais rápido sobre a bola, justificando a vantagem ao intervalo.

No reatamento os visitantes entraram melhor, com outra postura e velocidade, mas encontraram pela frente um conjunto muito bem organizado, ocupando e fechando bem os espaços ao seu opositor. Mesmo assim, após bela jogada colectiva, Pegas bem posicionado dentro da área atirou ligeiramente ao lado.

Os anfitriões foram pragmáticos e eficazes. Lançamento longo, com o guarda-redes cabeceando já fora da área, com o esférico a sobrar para Gui Lopes, que passou para Confraria, que, à saída do guardião, forasteiro fuzilou para o 3-1.

A toada continuou a mesma, com os visitantes a tentarem desbloquear o bloco defensivo marrazense, sem êxito, e com estes a explorarem o ataque rápido de forma exímia, causando sempre calafrios ao último reduto da formação da Academia.

O 4-1 surgiu de uma recuperação de bola a meio-campo, de Bernardo Silva, que lançou Confraria. Mais uma vez, o jogador teve a frieza e calma necessária para bater Samuel, bisando no desafio.
Minutos mais tarde, magnífica jogada de contra-ataque por Confraria (sempre ele), endossando para Samir, com este a cruzar com precisão para a cabeça de Francisco, mas o recém-entrado errou o alvo incrivelmente.

Num último fôlego dos visitantes, Sousa, aproveitando um cruzamento da esquerda, cabeceou bem mas à figura de Diogo Martins.

Vitória categórica dos donos da casa, numa exibição sem mácula perante um valoroso oponente, que, ainda assim, foi impotente diante da superioridade do seu adversário.

Bela arbitragem.|

SCL Marrazes 4
Diogo Martins, Duarte João, Gui Lopes (Leo Silva, 76’), Bernardo Bastos, Miguel Dias, Vasco Lopes, Simão Bastos (Francisco, 69’), Bernardo Silva, Confraria (c) (Guilherme, 76’), Duarte Ponte (Tiago Susano, 76’) e Samir (Diogo Marques, 76’). Não jogaram: Pedro Mota e Manuel Monteiro.
Treinador: Bruno Ramos.

EAS Marinha Grande 1
Samuel, Francisco Simões, Carreira (Tomás, 67’), Rúben, Paixão (Dinis, ao intervalo), André Sousa (c), Pegas, Gonçalo, Rui Oliveira (Kiko, 73’), Duarte e Rodrigo Nogueira.
Não jogaram: Camarate, Carlos e Rúben.
Treinador: David Salgado.

Aldeia dos Desportos, Marrazes.
Árbitro: Leandro Pereira.
Auxiliares: Hugo Pradiante e Bruno Classe. Espectadores: 150.
Ao intervalo: 2-1.
Golos: 1-0, Samir (9`), 1-1, Rodrigo Nogueira (24`), 2-1, Bernardo Silva (29`), 3-1, Confraria (56`), 4-1, Confraria (70`). Disciplina: Amarelo a Gui Lopes (19’), Rui Oliveira (38’), Dinis (50’), Bernardo Bastos (66’).

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria