No passado domingo, a AD Portomosense recebeu o GAU acabando por vencer por 2-0, numa partida em que a formação da Bajouca obrigou os ‘canarinhos’ a puxarem dos galões para garantir os três pontos.
O Portomosense podia ter chegado ao golo no primeiro minuto, quando Miguel Velosa ganhou em velocidade a Dilan e rematou cruzado para gran­de defesa de Joel Pedrosa. Os visitantes responderam e conseguiram ter o controlo do jo­go na fase inicial, desperdiçando até alguns lances perigosos. Numa delas, Kevin atirou ao lado quando só havia um defesa contrário sobre a linha de golo. Na jogada seguinte João Ferreira atirou à trave num potente remate do meio da rua. À passagem do minuto 10, Rodrigo Santos teve tudo para abrir o activo mas demorou a rematar e a bola acabou prensada nos pés de Ilyas, após boa combinação do ataque forasteiro.
Depois dos sustos, o Portomosense acordou e podia ter marcado quando Kiko e Miguel Velosa atiraram a contar, valendo duas grandes defesas de Joel Pedrosa. No minuto seguinte Afonso Feteira atirou em jeito de fora da área para uma defesa vistosa do guardião da Bajouca.
Os homens de Porto de Mós continuaram a carregar e estiveram muito perto do golo quando um cruzamento de Miguel Velosa encontrou a cabeça de Kiko, valendo Joel Pedrosa que, com uma defesa espectacular evitou o pior. Na recarga, Rica encostou para a baliza, mas Dilan tirou a bola em cima da linha.
Depois das ameaças o golo surgiu mesmo após uma combinação entre Ilyas e Rica que permitiu que o médio encontrasse Miguel Velosa no interior da área, com o jovem avançado a atirar forte e cruzado para o golo inaugural.
O segundo tempo começou praticamente com o golo que deu o controlo total da partida à equipa da casa. Miguel Velosa rematou cruzado para uma defesa incompleta de Joel Pedrosa, e Afonso Feteira, que ganhou o duelo individual ao seu oponente, apenas teve que encostar (2-0).
Até ao final a equipa visitante apenas criou algum perigo em lances de bola parada ou numa jogada individual de Kevin, ainda assim, sem perturbar Aydhan.
Trabalho intermitente do trio chefiado por Jorge Carreira.|

AD Portomosense 2
Aydhan; Ilyas Alilou (Filipe Santiago, 84’), Trindade, Zé Victor, Alex Silvério; Elton Cruz (c) (Rodrigo, 76’), Rica, Hugo Romana; Miguel Velosa, Afonso Feteira, Kiko (Lico, 59’).
Não jogaram: Renato Vieira, Francisco Louro, Luzio.
Treinador: Pedro Solá.

GAU Bajouca 0
Joel Pedrosa; Dilan, Gonçalo Oliveira, Fábio Pereira, Xavi; Fábio Silvério, Rodrigo Santos, Jani (c) (Mauro Oliveira, 65’); Fábio Souza (Denis, 65’), Kevin, João Ferreira.
Não jogaram: Miguel, Nicolas, Simão Capitão, Bruno Ramos, Miguel Silva.
Treinador: Milton Branco.

Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Jorge Carreira. Assistentes: Henrique Ramos e Tomé Pires.
Ao intervalo: 1-0. Espectadores: 150.
Golos: 1-0 Miguel Velosa (32’), 2-0 Afonso Feteira (48’).
Disciplina: Amarelo a Elton Cruz (51’), Fábio Souza (57’), Miguel Velosa (74’), Rodrigo Rivas (79’), Rodrigo Santos (81’ e 81’). Vermelho por acumulação a Rodrigo Santos (81’). Vermelho directo a Miguel Velosa (87’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria