Naval e Caldas empataram a um golo na 5.ª jornada do CNS, com Zaporo a inaugurar o marcador para os visitantes na sequência de um castigo máximo, cinco minutos após o início da etapa complementar, com Iduino volvidos três minutos após ter sido lançado na partida (75′) a selar o empate na segunda vez em que o avançado figueirense tocou na bola.

Face ao desempenho das duas equipas a igualdade registada soube com certeza a pouco à turma da Figueira da Foz. O que é certo é que a Naval, na tarde de sábado, defrontou uma equipa muito bem organizada – nas jornadas anteriores apenas cedeu uma igualdade sendo a par da UD Leiria as formações que ainda não conheceram o travo da derrota.

No aproveitar é que está o ganho
Após um período de algum equilíbrio, a partir dos 20 minutos a Naval começou a superiorizar-se ao Caldas SC com China a provocar desequilíbrios no corredor esquerdo e os lances de perigo a aparecerem com naturalidade.

China, Leite e Júnior Mendes (26′,42′ e 45′) tiveram ensejo para inaugurar o marcador mas alguma ineficácia finalizadora fez gorar as intenções figueirenses, enquanto os visitantes deixaram Valença em completa tranquilidade.

A Naval entrou bem na etapa complementar, todavia quando estava a controlar o jogo um erro escusado do lateral Tito Júnior (mão na bola) foi punida com castigo da marca dos 11 metros que permitiu a Diego Zaporo inaugurar o marcador.

Os figueirenses correram atrás do prejuízo e Fernando Mira lançou Iduino. Tiro certeiro do técnico figueirense, já que o recém-entrado carimbou a igualdade.

Em cima do minuto 90, Júnior Mendes esteve à beira de poder vir a ser o homem do jogo e conquistar os três pontos para a Naval, mas uma vez mais o desperdício falou mais alto.

Naval 1.º Maio     1
Miguel Valença, Tito Júnior (Iduino, 75’), Rui Daniel (c), David Valença, Fred, Ricardo Tavares, João Mendes (Nogueira, 60’), Leite, Sandro, Júnior Mendes, China.
Não jogaram: Pedro Mano, Fábio Parracho, Gonçalo Pessoa, Zé Pedro, Amadu.
Treinador: Fernando Mira.

Caldas SC     1
Luís Paulo, Rony, Rui Almeida (c), Thomas Militão, Danny Rafael, Tiago Esgaio, André Santos, Telmo Patrício (Diogo Clemente, 58’), João Rodrigues (Duarte Cardeira, 87’), André Simões (Fábio Sabino, int.), Diego Zaporo.
Não jogaram: João Guerra, Nuno Januário, Luís Farinha, Marcelo Santos.
Treinador: Ricardo Moura.

Estádio Municipal José Bento Pessoa, em Figueira da Foz
Árbitro: Augusto Costa (Aveiro).
Auxiliares: Alcino Soeira e Ricardo Pinho.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Diego Zaporo (50′, g.p.), 1-1 Iduino (78′).
Disciplina: Amarelo a Leite (13′), China (25′), Rui Almeida (43′), Tito Júnior (50′), Danny Rafael (69′), Diego Zaporo (90+3′).

Texto e foto: Rogério Neves – Diário de Leiria