A superioridade dos guarda- -redes de ambas as equipas face aos avançados foi a nota dominante desta partida, que colocava frente-a-frente o líder do campeonato (GC Alcobaça) e o quarto classificado (SCL Marrazes) da tabela, e que terminou com um nulo que acaba por ajustar-se ao que aconteceu dentro das quatro linhas.

A jogar em casa, começou melhor o Ginásio, que desde os primeiros minutos, tentou instalar-se no meio-campo do Marrazes, que respondia com rápidos contra-ataques, valendo a atenção do guardião Miguel Santos.

Com o tempo a passar, os rapazes de Alcobaça tentavam de todos os meios romper a bem organizada defesa marrazense, com destaque para Tomás Santos, com incursões pelo lado direito, mas sem consequências de perigo junto das redes.

Já na parte complementar, pertenceu ao Marrazes duas soberanas oportunidades de golo por intermédio de Nuno Joaquim e Guedes que não tiveram arte nem engenho para bater o guardião da equipa da casa.

Não contente com o resultado, o técnico Paulo Brites mexeu no seu ‘xadrez’ a partir do banco, mas sem resultados práticos. Aos 76′, pertenceu a Madruga a melhor jogada da partida com um drible perfeito a percorrer metade do campo entre adversários, obrigando Gonçalo Gomes a um derrube à entrada da área, o que lhe valeu o segundo amarelo.

A resposta veio de pronto por intermédio de Rabi, um dos jogadores mais esclarecidos no meio-campo do Marrazes, que serviu na perfeição Nuno Joaquim que rematou com o perigo a rondar a base do poste esquerdo de Miguel Santos.

Nos últimos minutos ambos os técnicos tentaram a vitória, mas a qualidade do futebol decaiu muito fruto de algumas picardias entre os jovens atletas, levando a que o central Francisco Graça fosse tomar banho mais cedo.

Trabalho de arbitragem com alguns erros, mas sem interferência no resultado.|

GC Alcobaça 0
Miguel Santos, Tiago Luís, Francisco Graça, Francisco Carlinhos (Faneca, 82′), Diogo Martins, Gonçalo Areias (Guilherme Sousa, 82′), Rodrigo Marta (Tiago Mangui, 58′), Tiago Saaavedra, 82′), Miguel Madruga e Tomás Santos (Luís Vitorino, 82′). Não jogaram: André Carvalho e Álvaro António.
Treinador: Paulo Brites.

SCL Marrazes 0
João Paulo, Gonçalo Gomes, Diogo José, José Zindas, Rafa, Elvis, Xavi, Rabi, Gonçalo Cordeiro (Lagoa, 45′), Guedes (Dany, 89′) e Nuno Joaquim (Duque, 80). Não jogaram: André Buma, Louro, Toni Catarino e Gabriel Camará.
Treinador: Bruno Ramusga.

Estádio Municipal de Alcobaça
Árbitro: Flávio Monteiro. Assistentes: José Oliveira e João Santos.
Disciplina: Amarelo a Gonçalo Cordeiro (76′), Gonçalo Gomes (49′), Diogo Gomes (50′ e 75′), Francisco Graça (70′ e 90+2′), Diogo Martins (90+2′). Vermelho a Gonçalo Gomes e Francisco Graça.

Texto e foto: Fernando José – Diário de Leiria